Realização

Direção Geral

Elaine Hazin

Jornalista, produtora cultural, especializada em Gestão Empresarial, possui larga experiência em construção e posicionamento de imagem de marcas, eventos, projetos culturais e artistas. Como CEO da Via Press, já cuidou do planejamento e gestão de imagem de grandes nomes e empresas nacionais e internacionais como Petrobras, Itaú, Caixa Econômica Federal, AMBEV, Schincariol, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Ministério da Cultura, Natura, Nextel, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Salvador, Festival de Verão de Salvador, Camarote Expresso 2222, Bienal do Livro, entre muitos outros. Além disso, coordenou a comunicação de projetos internacionais, como “Expresso Brasil na Copa”, ação do MinC na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul – e “FESMAN – Festival Mundial de Artes Negras”, em Dakar, no Senegal, em dezembro de 2010. Como produtora cultural, realizou diversas exposições em todo país, com nomes como Sebastião Salgado, Christian Cravo, Francisco Brennand, Jorge Amado e Zelia Gattai, Dona Canô, Giovani Caramello, Chacrinha, entre outros, e projetos relevantes de artes, a exemplo do Prêmio Caymmi de Música, Nau, De Um Tudo, Movimento Afro Pop Brasileiro, Festival Boca de Brasa, Festival de Street Art da Bahia – FESTA -, Festival Transatlântico de Fotografia, e shows de grandes artistas nacionais.

Consultoria Técnica

Bárbara Smetak

Filha do músico, pesquisador e luthier Anton Walter Smetak, Bárbara Smetak tem se dedicado à preservação e divulgação da obra do pai desde 1984, como curadora e assistente de produção. Participou ativamente de importantes ações relacionadas com o acervo Smetak como: lançamento do livro “Simbologia dos Instrumentos”, reedição em cd dos discos “Smetak” e “Interregno”, Governo do Estado da Bahia e COPENE (2001); Exposição “Paisagens Plásticas Sonoras”, Mostra SESC de Arte “Mediterrâneo” (2005); Exposição “Invenções Sonoras”, SESC Consolação (2007); “Smetak Imprevisto”, Exposição no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), (2007) e Museu de Arte Moderna de São Paulo, (2008); Semana Walter Smetak, palestras na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia e lançamento do livro “Walter Smetak, O Alquimista do som”, (2009); Abertura da exposição “Smetak, O Alquimista do Som”, Centro Cultural Solar do Ferrão, Salvador, Bahia, (2010); Semana de Museus Solar do Ferrão, Salvador, Bahia. Palestra: “Procedimentos Composicionais de Walter Smetak”, (2012); Evento: Décima Noite do Poslida, (2012). Atualmente Bárbara Smetak está envolvida na concepção e produção dos eventos comemorativos do Centenário de Walter Smetak” em 2013.

Curadoria

Tuzé de Abreu

Graduado em medicina e flauta , com mestrado em composição musical. Músico profissional desde os 14 anos ,1962, tendo uma experiência musical nacional e internacional, eclética; ex-membro da Orquestra Sinfônica da UFBA; foi músico e diretor musical de trios elétricos, músico de grupos de choro, bossanova, música experimental, orquestras de baile; trabalhou por 10 anos , não seguidos , com Walter Smetak, tocou nos dois discos dele; trabalhou nos grupos de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil , Maria Bethânia , fez parte , como flautista e saxofonista dos Doces Bárbaros originais (1976); tocou em quase 50 carnavais, em Salvador , no Brasil e no exterior; fez a trilha de sete longa metragens ,duas delas premiadas, tem composições gravadas por Elza Soares, Gal Costa, Caetano Veloso, entre outros. Seu show autoral Novas Aventuras no País do Som ganhou os prêmios Caymmi de melhor show e melhor direção musical em 2015. Foi diretor musical do Balé Brasileiro da Bahia, foi por duas vezes ao Japão como parte da equipe de João Gilberto.

Icaro Smetak

Icaro Smetak nasceu em Salvador-BA, em 1991. Iniciou seu estudo formal de música com o violão, aos 11 anos, no curso de extensão da UFBA, onde aos 12 anos, passou a estudar violino. Em 2009 foi admitido na Haute École de Musique de Genève (Suíça), onde cursou o seu bacharelado em violino e o seu mestrado em pedagogia em violino. Após essa etapa, em 2015, voltou para o Brasil e iniciou seu doutorado em música na UFBA. Em 2017, tornou-se violista da Orquestra Sinfônica da Bahia e em 2018, músico da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia. Em 2019, concluiu o seu doutorado e atualmente é músico da OSBA, da OSUFBA, é professor particular de violino e viola e continua desenvolvendo as suas pesquisas no domínio da educação e performance musical.

Uibitu Smetak

Filho do músico e pesquisador Walter Smetak, Uibitú Smetak teve contato com a música desde a infância, ingressando na Escola de Música e Artes Cênicas em 1984. Posteriormente concluiu o Bacharelado em Instrumento de Orquestra (violino). É Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e violinista da Orquestra Sinfônica da Bahia desde 1989. No domínio das artes do espetáculo tem trabalhado com o Grupo A Roda de Teatro de Bonecos desde 2000, como músico e compositor de trilha sonora. Para o Grupo A Roda escreveu a dramaturgia sonora dos espetáculos “Amor e Loucura” (2006) e “O Pássaro do Sol” (2010), dirigido por Olga Gómez com texto de Myriam Fraga, premiado pelo Braskem 2011 na categoria de melhor espetáculo infanto-juvenil. Atualmente é professor de flauta doce e musicalização para adultos dos Cursos de Apreciação Musical do Teatro Castro Alves – Introdução ao Universo da Música Sinfônica.

Poética Musicada - Convidados

Chico Gomes

Compositor, cantor, produtor musical e carnavalesco de Salvador, Bahia. Como cantor, possui trabalho solo e é cantor da Banda Marana, onde se apresenta nas principais festas populares. Como carnavalesco, construiu o Multytrio, conhecido como Navio Pirata, e o Microtrio Peixinho Elétrico. Atualmente é proprietário do Protom Studio e termina o curso de canto popular na UFBA.

Jaques Morelenbaum

Carioca, em 46 anos de carreira como músico, Jaques Morelenbaum tomou parte em 809 álbuns, colaborando com importantes nomes da Música Brasileira como Antonio Carlos Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Gal Costa, Milton Nascimento e Chico Buarque, entre muitos como violoncelista, compositor, arranjador, regente e produtor. Participou também de produções musicais com artistas internacionais, entre eles Sting e Ryuichi Sakamoto, com quem inaugurou a Japan House em São Paulo. Recebeu o prêmio Grammy na categoria World Music, como produtor do álbum “Livro” de Caetano Veloso, o Grammy Latino de Melhor Disco de Música Brasileira, pelo álbum “Noites do Norte”, também de Caetano Veloso, e do Grammy Latino de Melhor Longa Metragem de Música Pop por sua co-produção do Acústico MTV de Julieta Venegas.  Tomou parte do Quarteto Jobim Morelenbaum e do grupo Morelenbaum2Sakamoto, com o qual gravou os discos “Casa”, “A day in New York” e “Live in Tokyo”. 

Marco Scarassatti

Artista sonoro, improvisador e compositor, desenvolve pesquisa e construção de esculturas, instalações além de gravações de campo e paisagens sonoras; professor e pesquisador da Faculdade de Educação da UFMG e autor do livro Walter Smetak, o alquimista dos sons (editora Perspectiva/SESC, 2008).

Vladimir Bonfim

Instrumentista, produtor, compositor e docente, natural da Salvador. Já teve seu trabalho premiado nacional e internacionalmente. É membro fundador do Microcaos Ensemble, com o qual acaba de obter, em 2020, o Prêmio de Audiovisual RespirArte da FUNARTE pela Suite Smetak, de sua autoria, investigando os violões microtonais de Walter Smetak. Sua extensa trajetória na França, África e Brasil o levou a tocar com prestigiosas Orquestras, nos mais prestigiosos teatros e a colaborar com artistas como Jan-Lathan Koenig, Tuzé de Abreu, Gaël le Billan, Uibitu Smetak e Aldo Brizzi, entre outros.

Ficha técnica

Direção Geral: Elaine Hazin

Direção Executiva: Andrea Amado

Consultoria Técnica: Bárbara Smetak

Curadoria:
Ícaro Smetak
Tuzé de Abreu
Uibitu Smetak

Convidados para Musicalização:
Chico Gomes
Jaques Morelenbaum
Ícaro Smetak
Marco Scarassatti
Tuzé de Abreu
Uibitu Smetak
Vladimir Bomfim

Convidados para Declamação:
Adriana Calcanhotto
Carlinhos Brown
Edson Migracielo
Emmanuel Mirdad
DJ Bandido
James Martins
Jessica Smetak
João Carlos Victor
Nancy Viegas
Osvaldo Rosa
Rebeca Matta
Robson Poeta du Rap
Russo Passapusso

Design Gráfico e Web Design: Elton Almeida
Desenvolvimento Web: Paula Junior
Mídia Social: Emanuelle Santos
Assessoria de Comunicação: Vitor Andrade
Assessoria Jurídica: Verônica Aquino
Administrativo-financeiro: Reginaldo Pereira
Realização: Somos Comunicação
Co-realização: Via Press Comunicação

Créditos fotos:
Adriana Calcanhotto: Leonardo Aversa
Carlinhos Brown: Sergio Coimbra
Jaques Morelenbaum: Samuele Romano
João Carlos Victor: Uanderson Brittes
Ícaro Smetak: Clarice Machado
Marco Scarassatti: André Brandão
Rebeca Matta: Uanderson Brittes
Russo Passapusso: Daryan Dornelles
Uibitu Smetak: Dora Araujo
Vladimir Bomfim: Dayse Cardoso

Demais fotos: Divulgação
Poema por Rebeca Matta: Perfumes (do livro “Mônada”)
Imagens, roteiro, edição, trilha sonora e Sound Design: Rebeca Matta