O projeto

Poética de Smetak nasce do desejo de tornar público obra inédita do mestre baiano-suíço, Walter Smetak, na sua faceta literária. A criação de um site que disponibiliza não somente 60 poemas inéditos, de três livros do mestre, mas que traz declamações e musicalizações feitas por artistas baianos e de outros estados, convidados a celebrar a arte de Smetak. As poesias fazem parte de originais de livros nunca publicados pelo autor. São eles “A Aleatória”, “Mônada” e “Canções – Para Crianças Grandes e Adultos Pequenos”.

A curadoria do projeto é de Tuzé de Abreu, músico, discípulo e amigo de Smetak, e dos músicos Uibitu Smetak e Icaro Smetak, filho e neto do músico, respectivamente. O trio de curadores foi responsável pela seleção dos poemas que ora temos a oportunidade de conhecer de forma inédita, alguns declamados, outros musicalizados. Os artistas que declamaram os poemas foram convidados pelos curadores e por Bárbara Smetak, filha e responsável legal pela salvaguarda do acervo, consultora técnica do projeto e da obra de Smetak.

Alguns poemas ganharam vídeos e áudios narrados por artistas como: Adriana Calcanhotto (RS), Carlinhos Brown (BA), Rebeca Matta (BA), Russo Passapusso (BA), Nancy Viegas (BA), Robson Poeta du Rap (BA) e DJ Bandido (BA), em parceria, e João Carlos Victor (BA); o poeta James Martins (BA); os escritores Edson Migracielo (RS) e Emmanuel Mirdad (BA); o ator Oswaldo Rosa (BA); a cineasta Ceci Alves (BA); e a jornalista Jéssica Smetak (BA), neta de Smetak e autora da biografia “Walter Smetak – Som e Espírito”.

As musicalizações dos poemas tiveram a criação de artistas admiradores da obra de Smetak, como os músicos Jaques Morelenbaum (RJ), Vladimir Bomfim (BA), Marco Scarassatti (SP), Chico Gomes (BA), além dos curadores do projeto.

O projeto destina-se a qualquer pessoa, crianças, jovens e adultos, interessados em literatura, poesia e música, em consonância com as ideias do artista Smetak, que sempre acreditou que as artes deveriam ser acessíveis para todos, indistintamente. Explica-se então porque ele criou instrumentos utilizando materiais simples, baratos e nada tradicionais, como cabaças, canos de PVC, vassouras, gravetos e outros objetos insólitos. Criar um site gratuito que permita amplo acesso a parte do acervo de Smetak é um compromisso com a essência do mestre. Poética de Smetak tem claro compromisso com a memória da literatura e da música da Bahia e do Brasil.

Poética de Smetak tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Capa do livro Para Crianças Grandes e Adultos Pequenos

Capa do livro Mônada

Capa do livro A Aleatória